terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Teste do combustível movimentou o Paço Municipal na manhã de terça-feira

O Projeto “Ação para Verificar a qualidade do combustível e o índice da emissão de gases poluentes” esteve em Cubatão nesta terça-feira, dia 1º, com o objetivo de avaliar os veículos que circulam na cidade. O local escolhido pelos organizadores foi na esplanada do Paço Municipal, por onde passaram cerca de 40 veículos no período das 9h às 13h30.

Crédito: Serafim Neto

Segundo a avaliação geral para a emissão de poluentes, o consultor técnico da MTE Thomsom, Jeison Lima, responsável pelo teste, foi constatado que apenas 12% dos veículos apresentaram índices fora dos padrões estabelecidos pelo Conam. Já, os testes feitos para a verificação da qualidade dos combustíveis, o diretor do Sindicato dos Postos de Combustíveis de São Paulo, em 10% dos veículos verificados foram constatados índices excesso de etanol. O diretor do Sindicato, Carlos Cruz avalia com aceitável este índice, exceção feita em um veículo que apontou 30% de etanol, “porém o Posto utilizado foi em São Vicente”, afirmou Cruz..

Jeison aproveitou para explicar a forma como são feitos os testes. “Nós utilizamos um equipamento chamado Analisador de Gases, que tem uma sonda que é introduzida no escapamento do carro, que deve permanecer funcionando. Em poucos segundos já sai avaliação, e os proprietários dos veículos recebem o relatório para as devidas providências”, afirmou.

O consultor lembra ainda que está é a sexta participação do projeto na Baixada Santista. “Foram duas vezes em Santos, Praia Grande, São Vicente, Mongaguá, e agora em Cubatão”, disse Jeison. Promovido e realizado pela Rádio Bandeirantes, em parceria com a empresa MTE-Thomsom e Sindicato dos Postos de Combustíveis de São Paulo, o projeto continuará na Baixada Santista até o fim da temporada. O próximo local será definido ainda nesta semana pela direção da Rádio Bandeirantes, a idealizadora do projeto.

Texto: Lula Terras

Nenhum comentário:

Postar um comentário