segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Alunos da Etec Cubatão visitam a Câmara e sabatinam vereadores


Qual a função do vereador? Por que as pessoas não se interessam atualmente por política? O que significa ser situação e oposição? Estas perguntas foram feitas aos parlamentares de Cubatão por um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) do município. Eles visitaram a Câmara na tarde de segunda-feira (29/8) por meio do projeto A Casa é Sua. 

Cerca de 40 alunos, acompanhados do professor de Filosofia Política, Paulo Roberto Pereira dos Santos, assistiram ao filme institucional sobre o funcionamento do Legislativo e conheceram o plenário da Câmara de Cubatão. Ali, eles sabatinaram os vereadores Donizete Tavares do Nascimento (PR), presidente da Casa; José Roberto Azzoline Soares (PSB), o Alemão, vice-presidente; Geraldo Guedes (PR), primeiro secretário; Paulo Tito (PT), Nêga Pieruzi (PT) e Severino Tarcício da Silva (PDT), o Dóda. Os parlamentares falaram da vocação necessária para ser vereador e explicaram que a função não é uma profissão. 


Também falaram do trabalho do parlamentar e disseram que as pessoas não se interessam muito por política porque não conhecem verdadeiramente o trabalho. "A Imprensa não noticia os fatos bons do Legislativo. Por isso, é importante o leitor ser crítico quando lê as matérias", afirmou o vereador Paulo Tito. Muitas perguntas dos alunos foram motivadas por uma pesquisa recente sobre a aprovação dos Poderes Legislativo e Executivo da região, divulgada pela Imprensa local.



O presidente da Câmara, Donizete Tavares, falou do papel desempenhado pelo vereador. "Muitas vezes, as pessoas nos cobram na rua, mas é preciso que se saiba que o vereador não pode apresentar um projeto que gere despesas para o Executivo", disse. Ele e outros parlamentares explicaram que o vereador propõe leis, discute e aprova projetos encaminhados pelo Executivo, fiscaliza a Prefeitura e aprova suas contas. De acordo com o professor que acompanhou os alunos, a visita à Câmara faz parte do trabalho desenvolvido em sala de aula dentro da disciplina de Filosofia Política. "Eles passaram a semana se preparando para conversar com os vereadores e conhecer melhor o trabalho do Legislativo", disse. No próximo ano, os alunos terão 16 anos e poderão votar.Ao final da visita, os alunos receberam a Cartilha do Cidadão, uma publicação com informações úteis sobre o município, e a história de Cubatão em quadrinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário