Cubatão já está se preparando para mais uma edição do Dia do Desafio, a ser realizado neste ano, no próximo dia 30. A exemplo do que aconteceu em 2007, neste ano o objetivo a ser alcançado é o auto desafio de movimentar para mais do 52% da população nas atividades físicas e esportivas. Este foi o índice obtido em 2011 na vitória contra a cidade venezuelana de Carlos Arvelo.
A participação cubatense está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer que já vem mantendo contatos com empresas, escolas, clubes, servidores públicos e entidades representativas, para que cada um promova atividades físicas neste dia, utilizando o maior número de pessoas para que Cubatão garanta mais esta vitória. Os participantes terão à disposição o e-mail: desafio@cubatao.sp.gov.br e o telefone 3372-6282 para registrar sua participação no evento.
Para a secretária Renèe Castro Fernandes o desafio maior a ser vencido é driblar a inatividade. "Você se mexe e o mundo mexe junto", argumenta Renèe que no documento enviado às entidades pede que as pessoas se juntem em equipes e façam caminhadas, recreação, natação, atletismo ou qualquer outro esporte, "o que não vale é ficar parado", argumenta.
Renèe diz ainda que essas atividades devem ser devidamente registradas, com horário de início e encerramento, quantos participantes por período. Esses dados serão encaminhados à imprensa e ao SESC/SP, órgão responsável pela organização do Dia do Desafio no Estado. Se todos fizerem sua parte, certamente Cubatão somará mais uma conquista em seu currículo dentro do evento.
Números- Em 2011, o Dia do Desafio teve a adesão de 22 países, 4.023 cidades e mais de 63 milhões de participantes. No Brasil, foram 34.580.948 pessoas, de 1.871 municípios, e no Estado de São Paulo, participaram 587 cidades, com a mobilização de 12,4 milhões de pessoas. E, por fim, Cubatão venceu a concorrente, Carlos Arvelo, da Venezuela, com a participação de 61.719 pessoas, o que corresponde a 52% da população local.
Com o objetivo de incentivar as pessoas a praticar esporte e atividades físicas regularmente em benefício da saúde e melhor qualidade de vida, foi criado há 17 anos o Dia do Desafio, no Continente Americano. A organização no Estado está a cargo do SESC/SP, com apoio da Federação Pan-americana de Esporte para Todos (FEPADET) e no mundo, pela TAFISA, Instituição Internacional de Esporte para Todos, com sede na Alemanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário