quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cubatão é notícia no site da Folhinha, suplemento infantil do Jornal Folha de SP


Balões que viajam pelo ar com poesia dentro: o evento Limeriques no Ar!, que aconteceu neste sábado (12/05) em Cubatão, é destaque de capa do site da Folhinha, suplemento infantil do Jornal Folha de São Paulo. Basta clicar no www.folha.com.br/folhinha, que é possível ver, já na página principal, as informações sobre o Projeto Limeriques no Ar!


A Folhinha incluiu a atividade na Programação Especial do fim de semana para as crianças. De grande circulação, o suplemento semanal destaca as principais ações da Literatura e de outras Artes voltadas para crianças. O interesse em divulgar a atividade surgiu porque o evento faz parte do Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques, concurso literário voltado para crianças entre 6 e 11 anos. Foi idealizado pela escritora cubatense Viviane Veiga Távora.

Pelo menos 100 crianças da cidade participam da ação literária. A ideia é que esses balões com poemas dentro, venham despertar a curiosidades de quem os receber. "Quando esse balãozinho cair no quintal de alguém, em um banco de praça ou na rua, tenho certeza de que será uma surpresa muito feliz para estas pessoas que receberem a poesia vinda pelo ar", comenta Viviane Távora, idealizadora do evento.

A atividade, que aconteceria no Parque Anilinas, teve de ser transferida para o Jardim Casqueiro, por conta do vento forte que atingiu a região neste sábado. Durante a tarde, a meninada aprendeu mais sobre os limeriques - poesias curtas, com cinco versos rimando entre si e que sempre falam de coisas malucas.

O evento teve ainda roda de poesia e capoeira com o Grupo Zabelê de Cultura Popular, tudo isso no Centro Esportivo Armando Cunha (Av. das Américas, 151). Aí, sim, depois disso, a garotada soltou os balões com limeriques, na Praça da Independência (a 150 metros do Centro Esportivo), para que viagem pela cidade.

Por que neste dia?- A idealizadora do Prêmio, escritora Viviane Veiga Távora, escolheu o dia 12 de maio porque esta é a data de aniversário do inglês Edward Lear, considerado o criador dos limeriques. Ele completaria 200 anos. "Lear é uma referência quando falamos em limeriques. A data é simbólica, mas a ação quer despertar as pessoas para a novidade da poesia. Tanto a criança que vai soltar o poema no ar, quanto os que irão receber a surpresa", comentou Viviane.

Prêmio Tatiana Belinky- Voltado para crianças com idade entre 6 e 11 anos (Ensino Fundamental I e II), incentiva os pequeninos a criarem suas próprias poesias. As inscrições já estão abertas e seguem até dia 2 de junho, somente pelo sitewww.portalpanapana.com.br/premio. O resultado sai em agosto.

A premiação é interessante: os autores mirins dos cinco melhores limeriques recebem computador (1º lugar), notebook (2º lugar), netbook (3º), troféus e kit de livros, sendo que os professores e colégios desses estudantes ganham publicações infantis. Os alunos escritores dos 100 primeiros limeriques levam o livro "Mareliques da Praia-Louca"e um broche do projeto "Eu amo Limeriques!". O Prêmio Tatiana Belinky é realizado pela Cooperativa Cultural Brasileira, empresa VARAL e conta com apoio do Proac - Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura e da Unisanta. 

Tatiana Belinky- O Concurso Literário homenageia Tatiana Belinky, grande nome da Literatura Infantojuvenil contemporânea, hoje com 93 anos de idade. Belinky construiu uma carreira embasada no carinho pela Literatura e pelas crianças. Já foi tradutora de livros, fez adaptação para TV do "Sítio do Picapau Amarelo", e começou a escrever livros infantis e de limeriques aos 65 anos. De lá pra cá foram mais de 120 títulos. Em 1989, recebeu o Prêmio Jabuti e 2010 passou a ocupar a cadeira 25 da Academia Paulista de Letras. 
 
20120512-Folhinha Limeriques-MM
Morgana Monteiro
Mtb 29.202

Nenhum comentário:

Postar um comentário