Foi concretizado na tarde da última sexta-feira (05), o projeto de criar uma 'Horta Solidária' no Centro de Referência da Mulher de Cubatão. Com o objetivo de conscientizar sobre os cuidados com o ambiente e o aproveitamento dos alimentos, foram plantadas sementes de diversos legumes e verduras. Esse plantio teve a ajuda de agentes, técnicos ambientais e jovens de programas sociais da cidade.
A coordenadora de Política para as Mulheres, Genilde Josino Spina, conta que essa foi uma das primeiras ideias que surgiram, logo que a casa começou a funcionar ano passado. Mas por conta de todos os preparativos desse início, não foi possível colocá-la em prática naquela época.
Somente ao conhecer o biólogo Alex Cruz, responsável pelo programa Cultivar, e os resultados do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no Parque Ecológico do Perequê, ela viu a oportunidade de concretizar o projeto sugerido por Adelaide
Doria Matos, uma das voluntárias que presta serviço no local. Nasceu aí uma parceria junto ao programa de Jovens.
A partir de agora, a horta será responsabilidade das frequentadoras do Centro de Referência. A comunidade poderá levar para casa tudo o que colher ali. Genilde Spina lembra que o Centro foi criado, também, para que as mulheres colocassem suas ideias em prática e essa é só a primeira, de muitas que ainda estão por vir.
Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário